top of page

Dezembro de 2010
Projeto “Da Rua à Cidade”

 

APRESENTAÇÃO:

 

Coordenado por associados da AMAB, o projeto visa a desenvolver ações em escala local no bairro de Botafogo (rua ou trecho de rua) que sejam construídas e implementadas com o envolvimento dos moradores dessa vizinhança. Tais ações abrangem o campo da gestão, do projeto e das relações sociais, situando-se como um canal de diálogo e colaboração entre munícipes e Poder Público. Baseado nas possibilidades de contribuição de cada indivíduo o projeto buscará, inicialmente, identificar o senso de comunidade presente. Como segundo passo, estimulará ou apenas conduzirá este senso latente a fim de ajudar a consolidar a comunidade enquanto uma célula de cidadania. A partir de então, projetos e programas que tenham como universo a rua (ou trecho de rua) serão construídos e conduzidos com a participação dessa comunidade e dos governos municipal e estadual.

Maio de 2009
Proposta da AMAB para os terrenos do Metrô de Botafogo

 

O presente documento visa subsidiar a análise do Projeto de Lei Complementar (PLC) Nº. 1/2009, de 16 de fevereiro de 2009, que dispõe sobre os terrenos remanescentes das desapropriações para implantação da Linha 1 do sistema metroviário declarados “áreas de especial interesse urbanístico” de acordo com a Lei N 1º. 2.396, de 16 de janeiro de 1996, e dá outras providências. Seu conteúdo concentra-se na análise da classificação dos 17 terrenos remanescentes das obras do metrô no bairro de Botafogo, e foi discutido e aprovado na reunião ordinária de 17 de março de 2009, da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (AMAB).

A proposta da AMAB sobre o conteúdo do PLC Nº. 1/2009 relativo aos 17 terrenos de Botafogo repousa em três linhas básicas:
1- conceituação de “equipamentos públicos”;
2- respeito aos parâmetros construtivos do bairro;
3- proposta de classificação dos 17 terrenos em Botafogo.

Abril de 2009

Proposta da AMAB para a reforma da Praça Compositor Mauro Duarte

 

O presente documento tem por objetivo responder à demanda encaminhada à Associação dos Moradores e Amigos de Botafogo (AMAB) através do Gabinete do Vereador Eliomar Coelho, no sentido de levantar junto à Associação sugestões para a melhoria do espaço da Praça Compositor Mauro Duarte. A fim de melhor explicitar as propostas da AMAB, estas se encontram apontadas neste documento (link abaixo) sobre fotos do local, assinalando as intervenções almejadas.

As propostas apresentam-se listadas por ordem de prioridade, segundo avaliação que conjugou a gravidade dos problemas existentes com a viabilidade de implementação das soluções. 

1 - Regularização do piso (A) e plantio de vegetação no caramanchão do play-ground (B).

2 - Proteção da área do play-ground com cerca metálica e portão.

3 - Aumento da fiscalização a fim de impedir o estacionamento irregular de veículos sobre calçadas e em área de manobra.

4 - Aumento da gola do flamboyant e poda da parte inferior de sua copa a fim de preservar altura (H) suficiente que não impeça o fluxo de pedestres

5 - Retirada da base de concreto (A) do poste (B), a fim de aumentar a área de circulação de pedestres no passeio. Substituição do poste (B) pelo modelo (C), de altura compatível à iluminação de pedestres.

6 - Tratamento da fachada Oeste da praça com: 
• a eliminação de cantos mortos; 
• o aproveitamento/transformação de empenas cegas ; 
• o resgate de área que originalmente pertencia à praça.

bottom of page